EQUIPAMENTOS

Chiller Absorção de Condensação a Água

Os chillers de absorção apresentam na sua matriz energética a principal diferenciação dos demais equipamentos, utilizando gás natural ao invés de energia elétrica.

Seu valor um pouco acima dos demais modelos se justifica pela tecnologia de ponta aplicada que proporciona elevada eficiência energética e baixo custo de operação.

Opção para edificações que já se encontram no limite da sua demanda elétrica. Ótima solução de conservação de energia para instalações que utilizam água quente em seus processos a partir de sistema de reaproveitamento de calor.

Chiller Absorção de Condensação a Água

Chiller Centrífugo de Condensação a Água

Os chillers centrífugos podem ser empregados em diversas aplicações no mundo todo devido a sua excelente performance e confiabilidade. Têm a maior aplicabilidade em instalações com elevadas demandas térmicas.

Utiliza o fluido HFC134a que é amigável à camada de ozônio.

Desenvolvido com tecnologia de ponta, apresentam os melhores índices da eficiência energética entre os chillers elétricos. Seu design leve e compacto facilita o transporte e possibilita melhor aproveitamento do espaço da casa de máquinas.

Chiller Centrífugo de Condensação a Água

Chiller de Parafuso de Condensação a Água

O chiller parafuso com condensação  a água é muito usado, tanto em indústrias como em estabelecimentos comerciais.

Com dimensões compactadas, atende a uma larga faixa de capacidades. Possibilita controle preciso de temperatura. Esse modelo de chiller conta com um compressor de eixo duplo que possui rotações opostas.

A eficiência energética dessa categoria de equipamentos varia em função dos componentes utilizados, como por exemplo, a utilização de inversores de frequência para o controle da rotação do compressor. Esta tecnologia garante que o equipamento trabalhe sempre na sua carga ideal.Chiller de Parafuso de Condesação a Água

Chiller Modular

Compactos, flexíveis e eficientes. Os chillers modulares são ótimas opções para instalações de água gelada de pequeno e médio porte. Seus módulos de 15TR podem ser combinados formando sistemas de até 120TR.

Para alinhar alta eficiência e redução de custos, este sistema utiliza-se do conceito mestre-escravo, onde adota-se um chiller de alta eficiente e compressor inverter como "mestre" e os demais, de compressores fixos, como "escravos".

Essa configuração permite uma excelente adaptação do sistema às cargas térmicas do edifício mantendo o conjunto sempre na sua carga ideal.

Chiller Modular

Sistema VRF

O sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável, variable refrigerant flow”) é um sistema de ar condicionado central, do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a varias evaporadoras (unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta onde o fluxo de gás refrigerante é variável.

Devido ao diversificado portfólio de evaporadoras, adapta-se aos mais variados tipos de edificações. Uma grande vantagem deste sistema está no controle independente de temperatura para cada ambiente que pode ser realizado tanto por via de controle remoto quanto a partir de sistema de automação. Sua automação pode ser independente, fornecido pelo fabricante ou interligado ao sistema de automação predial.

Desenvolvido especialmente para residências amplas, edifícios comerciais de médio e grande porte, o sistema de climatização VRF oferece o máximo de conforto térmico com redução de consumo elétrico, possui ajuste automático do consumo de energia, se adaptando a carga do resfriamento às diferentes necessidades das zonas individuais, obtendo assim, uma economia de energia, pois a capacidade é controlada e distribuída de forma justa.

sistema_vrf2

Sistema de Expansão GHP a Gás

GHP (Gas Heat Pump) são equipamentos comum alto grau de segurança e confiabilidade que utilizam um motor de combustão interna a gás natural com velocidade rotacional proporcional a carga térmica solicitada para atender às necessidades de refrigeração ou aquecimento  do sistema Inverter dos condicionadores de ar elétricos.

Este tipo de equipamento apresenta uma grande versatilidade podendo ser utilizado como chiller, resfriando água para um sistema de expansão indireta e como unidade condensadora para um sistema similar ao VRF, funcionando como um compressor de expansão direta.

Possui grande aplicabilidade em sistemas de aquecimento com uma eficiente recuperação de calor residual do sistema.

Sendo os custos com operação uma da 80% do consumo total energético da instalação, estes equipamentos movidos a gás natural, apesar de apresentarem um custo inicial mais elevado, quando comparados aos elétricos, chegam a reduzir os custos operacionais do sistema  em mais de 30%.

Sistema GHP a Gás

Unidades de Tratamento de Ar

Utilizadas em empreendimentos que exijam padrões elevados de qualidade de ar.

Este equipamento conta com refinados sistemas de filtragem, controle de temperatura e umidade.

Disponíveis para sistemas de expansão direta trabalhando com compressores de gás refrigerante e para sistemas de água gelada tendo seu princípio de funcionamento relacionado a climatização do ar, similar aos dos fancoils.

Unidades de Tratamento de Ar.ppt (2)

Sistema Split

O Split é um sistema de refrigeração de expansão direta que consiste em dois módulos  denominados unidade interna (evaporadora) e unidade externa (condensadora), unidas por tubulações de cobre onde acontece a passagem do gás refrigerante.

Solução ideal para residências e empreendimentos de pequeno e médio porte. Tem como vantagens o baixo custo de instalação a diversificada linha de evaporadoras dentre as Hi-Wall, Piso Teto, Cassete e Built In.

Disponível com a tecnologia Inverter, que modula a velocidade do compressor para o atendimento da demanda térmica momentânea, desencadeando em ganhos de eficiência energética.

Sistema SPLIT

Package

Os sistemas de refrigeração com expansão direta combinam as seções de aquecimento, resfriamento e de ventilador em um ou em alguns poucos módulos para aplicação e instalação simplificadas, e são usados na maioria das categorias de edifícios, desde escolas, passando por escritórios e incluindo até lojas de varejo, especialmente em locais que são importantes um baixo custo inicial e uma instalação simplificada.

Esta categoria possui uma diversificada linha de produtos para atender às suas necessidades referentes à temperatura, umidade e ventilação. Dentre eles, os modelos Self-contained, Splitão e modelos Rooftop tipo monobloco, todos são projetados para oferecer confiabilidade e conforto com custo vantajoso.

Estes equipamentos contam com a vantagem de realizar uma distribuição homogênea do ar no ambiente a ser climatizado possuindo um controle de temperatura centralizado.

Além disso, não necessitam de equipamentos auxiliares, como ventiladores por exemplo, para seu funcionamento.

Package

 

 

Fancoil

Utilizados em sistemas de expansão indireta, os condicionadores de ar do tipo FanCoil possuem modelos indicados para os mais variáveis portes de ambientes, sendo mais indicados para o atendimento de grande áreas.

Possuem também excelente flexibilidade quanto ao controle de qualidade de ar, podendo ser fornecidos com filtro diversos, umidificadores de ar, dentre outros acessórios.

Em resumo, o FanCoil contém em seu interior uma serpentina de cobre ou alumínio na qual circula a água, um que capta o ar do ambiente, conduzindo-o a um sistema de filtros, que depois passa pela serpentina a uma temperatura mais baixa que a do ambiente, onde acontece a refrigeração e a devolução do ar ao ambiente externo, devidamente refrigerado e filtrado.

Para a climatização de ambientes menores ou que exijam controle independente de temperatura utiliza-se evaporadoras tipo fancolete. Também conhecidas como split hidrônico, essa categoria de fancoils possui modelos similares ao disponíveis para equipamentos Split e VRF.

Fan Coil

Chiller de Processo

O resfriamento de processos é uma etapa crucial para diversos processos industriais e para equipamentos hospitalares como máquinas de ressonância.

São utilizados para climatizar espaços, resfriar bebidas, processar plásticos, esfriar equipamentos elétricos, dentre outras aplicações.

Essa categoria de chiller diferencia das demais por conta da sua aplicação e sua elevada precisão no controle de temperatura.

Chiller de Processo

Chiller Elétrico de Condensação a Ar

Os chillers ou resfriadores de líquidos tem a função de produzir a água gelada utilizada em sistemas de refrigeração por expansão indireta.

Os sistemas de água gelada são altamente flexíveis e atendem aos mais variáveis tipos de edificações, entretanto destacam-se em empreendimentos de médio e grande porte, ou instalações cujas as exigências de controle dos parâmetros da qualidade do ar são mais elevadas.

Uma das tecnologias mais difundida dentre os resfriadores de líquidos, tem seu destaque na flexibilidade. Atendendo a uma larga faixa de capacidades, esses equipamentos podem ser fornecidos com compressores Scroll e Parafuso acionados ou não por variadores de frequência.

Sua instalação dispensa a utilização de torres de arrefecimento e circuito de bombeamento da água de condensação.

Chiller Elétrico de Condesação a Ar

Quer saber mais?

Fale conosco agora!

TOP