Hospital São Lucas – Copacabana/RJ

Instalação inovadora da nova Central de Água Gelada Híbrida com Cogeração com o foco à diversificação da matriz energética, trazendo economia operacional e maior confiabilidade do sistema.

Utiliza o gás natural como fonte de energia para atender a climatização e aquecimento de água, evitando alto investimento com a implantação de uma nova subestação elétrica necessária para atender o crescimento da unidade.

O projeto interligou a nova CAG com chillers por absorção (2 x 150 TR) a gás natural a CAG elétrica (2 x 110 TR) existente. Além disso, flexibilizou a carga térmica necessária para suprir a demanda do ar condicionado central do hospital incluindo as novas ampliações.

O sistema de automação remoto das instalações monitora e controla de forma eficaz o funcionamento das duas CAGs, bombas d’água gelada, de condensação e torres de arrefecimento.

O sistema de cogeração possui dois trocadores de calor instalados na chaminé dos chillers por absorção para o aquecimento de água que circula através bombas entre tanques em aço inox (7.000 l) atendendo toda a demanda de água quente do hospital, e reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica e gás.

Por esta inovação em sistemas de climatização, a A.SALLES foi premiada no 25º Destaques do Ano Smacna Brasil-ABRAVA 2017 na categoria Obra – Retrofit, em Setembro/2018.

  • CLIENTE IMPAR SERVIÇOS HOSPITALARES S/A
  • ANO 2017
  • PROJETO RETROFIT COM INSTALAÇÃO HÍBRIDA A GÁS NATURAL E COGERAÇÃO
  • CATEGORIA ,