Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – Fórum Jacarepaguá/RJ

A A. Salles executou as instalações de ar condicionado central e exaustão mecânica para atender aos ambientes do prédio do Tribunal de Justiça do RJ – Fórum Jacarepaguá, sendo  construtora e gerenciadora a SERGEN – Serviços de Engenharia S/A.

Para o sistema de ar condicionado foi utilizado sistema de alternativa energética, composto por dois resfriadores de líquido por absorção LG, totalizando 420TR, duplo efeito e queima direta de gás natural, duas torres de arrefecimento Delta com 420m³/h, três bombas d’água de condensação e três de água gelada, totalizando 135 CV, com quadro elétrico para a CAG (Central de Água Gelada) composto de processador computadorizado de status das torres, bombas e chillers; tubulações hidráulicas de água gelada isoladas com espuma elastomérica e protegidas mecanicamente com alumínio e as de condensação pintadas e rede de dutos em chapa galvanizada. Compõe também com dezoito fancoils Trane, sendo 12 de 30 TR e 06 de ambiente individual, com quadros elétricos preparados para automação.

Para atender aos sanitários do subsolo, foi utilizado sistema de exaustão composto de um exaustor de 5.000m³/h.

As instalações estão em pleno e perfeito funcionamento, com custo operacional de energia reduzido.

O Fórum de Jacarepaguá do Tribunal de Justiça do RJ foi o primeiro edifício público do Brasil a utilizar alternativa energética gás natural com equipamentos Chillers por absorção fogo direto. Com esta instalação inovadora, a A.Salles recebeu a premiação Destaque do Ano SMACNA/ABRAVA – 2002.

  • CLIENTE TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO
  • ANO 2002
  • PROJETO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO HÍBRIDO, ELÉTRICO E GÁS NATURAL
  • CATEGORIA